Planejamento
Planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo, ou seja, aonde se quer chegar, o que deve ser feito (meios de alcançar o objetivo), quando deve ser feito e em que seqüência, tornando-se uma técnica pra absorver a incerteza, erradicando assim os possiveis imprevistos e permitindo mais consciência no desempenho da empresa.
Tipologia:
Nível Institucional:
No nível institucional, são desenhados e utilizados sistema de controle para medir o desempenho global da empresa. Em alguns casos, tornam-se necessários sistemas de controle para medir o desempenho de uma ou de todas as unidades – departamentos ou divisões – da empresa ou ainda de certos projetos considerados prioritários.
O planejamento estratégico é aplicável à empresa como uma totalidade no sentido de alcançar objetivos empresariais globais. Para acompanha-lo e medi-lo, tornam-se necessários controles igualmente globais e amplos, para permitir ações corretivas por parte da direção da empresa.
Existem vários tipos de Controle Estratégico: 1. O DESEMPENHO GLOBAL DA EMPRESA 2. RELATÓRIOS CONTÁBEIS 3. CONTROLE DOS LUCROS E PERDAS 4. CONTROLE PELA ANÁLISE DO RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO
Nível Intermediário: São planos mais especialistas, que através do nível estratégico consegue dados para a elaboração do objetivo sendo de acordo com as funções desempenhadas pela divisão ou departamento, ou seja, ele é mais focado em um departamento e não na empresa como um todo. Alguns exemplos de planos Táticos são: Produção, Marketing, Pessoal, Financeiro ou Novos Produtos.
Níveis de Decisão:
1-Decisões estratégicas: Relacionadas com as relações entre a empresa e o meio ambiente.
2-Decisões administrativas: Relacionadas com aspectos internos da empresa que envolve departamentos ou unidades organizacionais.
3-Decisões operacionais: Relacionadas com as tarefas, cargos e aspectos cotidianos das operações da empresa.
Nível Operacional:
Estes planos