Planejamento
Para adoção em nível individual, os métodos do planejamento estratégico podem ser complexos demais, a ponto de não valer o esforço de sua adoção por completo. Ainda assim, você pode considerar a adoção de uma parte importante dele, que embora não seja fácil, é simples de compreender: a definição de missão, o desdobramento em objetivos e o alinhamento das ações.
Leia também: Planejamento estratégico: como aplicar ao seu dia-a-dia (parte 2 de 2)
Atenção: não tome o que vem a seguir como um guia geral sobre planejamento estratégico. Vamos simplificar todos os temas, na intenção de gerar a reflexão necessária para dar o pontapé inicial no processo, apenas. Se você chegou a esta página procurando no Google por material para seu trabalho de algum curso de Administração, esta não é uma boa fonte para citações, embora talvez sirva como idéia geral ;-)
Definir missão, visão e valores
Definir a missão é uma tarefa árdua para organizações, e ainda mais para indivíduos. A missão é aquilo que queremos ser, uma definição permanente sobre o que pretendemos fazer e ser, e sobre quais demandas queremos atender, ou qual o valor que geramos para a sociedade ou o mercado.
Algumas pessoas têm uma idéia clara de sua missão e se fixam a ela com facilidade, enquanto outras seguem a metodologia de Zeca Pagodinho e deixam a vida as levar. Se você está neste último grupo, pare para pensar sobre o que você pretende ser ou alcançar. Identifique objetivamente a sua missão de longo prazo – se você conseguir internalizar a sua missão, isto pode ajudar a tomar todas as outras decisões da sua