Planejamento
STONER, J. A.F. Administração. São Paulo: LTC, 1995.
O Planejamento Estratégico tem como característica principal a preocupação com o longo prazo e com a gestão global da organização. Caracteriza-se também como um processo através do qual os administradores definem os objetivos, a forma de buscá-los (Estratégia) e as restrições e capacidades internas e externas à organização.
Na literatura acadêmica existe extenso material sobre o planejamento estratégico voltado a empresas. Dentro desse material, encontram-se diferentes concepções sobre o processo – ordem das diferentes fases, nomenclatura, atenção a um ou outro ponto - e diferentes níveis de complexidade – mais qualitativos, mais quantitativos, uso de técnicas analíticas simples ou complexas.
Autores clássicos como MINTZBERG (1992, 1994, 1996 e 2000) expõe em sua obra sua própria análise da técnica além de apresentar as diferentes escolas do planejamento. Existem, também, materiais adaptados às realidades de pequenas e médias empresas brasileiras, como é o caso do modelo de FISCHMANN e ALMEIDA (1991) e ALMEIDA (2001).
FISCHMANN, Adalberto A e ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo, Atlas, 1991.
ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas,