Planejamento E Projeto Do Produto
Resumo dos Artigos.
1° Artigo - Pontos passíveis de melhoria no método de projeto de produto de Pahl e Beitz.
É um desafio acompanhar o ritmo imposto pela conjuntura atual, na qual inovações tecnológicas, maiores exigências do mercado e tantas outras características têm tornado as empresas mais ágeis naquilo que desenvolvem. Com isso, o processo de desenvolvimento de produtos tem se tornado perigoso à medida que pula etapas cruciais, em detrimento de mais rapidez na colocação do produto no mercado. Os modelos de desenvolvimento de produtos são a forma de sequenciar as etapas necessárias à concepção de um produto. Um dos mais conhecidos é o desenvolvido pelos alemães, Gerhard Pahl e Wolfgang Beitz, pertencentes à escola semântica de projeto. Ela é analisada, minuciosamente, neste artigo, e pontos que podem ser aperfeiçoados no intuito de oferecer maior segurança aos produtos por ela desenvolvidos, são propostos. Ao final, 11 pontos são apresentados como propostas de melhoria para o método estudado, seguidos de explicações e justificativas baseadas em bibliografia referente ao assunto.
Palavras-chave: Desenvolvimento de produtos. Segurança. Acidentes com produtos.
2° Artigo - Identificação das propriedades da visão do produto no gerenciamento ágil de projetos de produtos manufaturados.
Verifica-se nos últimos anos que o mercado no segmento de bens de produção está cada vez mais ávido por produtos mais e mais inovadores, com o time-to-market cada vez menor, menor custo, maior flexibilidade e adaptabilidade, entre outros.
O Gerenciamento Ágil de Projetos (APM) enfatiza e associa a visão do produto ao sucesso do projeto. Este argumento já era utilizado e verificado como verdadeiro por teóricos de outras áreas, como os de Gestão de Desenvolvimento do Produto ou Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Para tal desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa exploratória, descritiva e bibliográfica, da qual se puderam encontrar o