Planejamento e administraçao em saude
ESCOLA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO
ANA CLARA DE SOUZA E SILVA
SANNY ARATHUSA LACERDA E SILVA
JOÃO ANTONIO FELIX NETO
PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇAO EM SAUDE
MOSSORÓ
2010
ANA CLARA DE SOUZA E SILVA
SANNY ARATUZA
JOÃO ANTONIO FELIX NETO
QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO EM AMBIENTES DE
ATENÇAO A SAUDE
Relatório apresentado a disciplina de Planejamento e admistração em saúde, ministrado pela Profº CLEBERTON HENRIQUE ANDRADE DE CASTRO, como requisito para obtenção de nota da E2U1.
MOSSORÓ
2010
1.INTRODUÇÃO
Se tratando da qualidade de vida no trabalho a origem desse termo pode se dar, segundo estudiosos da década de 50, por experiências de relação individuo - trabalho – organização, objetivando a realização do trabalho menos sacrificante e penoso, focando o bem estar do colaborador visando aumento da produtividade organizacional da instituição
Infelizmente aqueles que visam proporcionar uma melhor condição de trabalho e satisfação na sua execução, ainda deixam muito a desejar devido a economia globalizada exercer uma continua pressão e exigir das pessoas grande capacidade de adaptação dentro das empresas.
A qualidade de vida no trabalho apresenta-se como uma tendência mundial, exercendo uma força continua funcional na empresa ou entidade de diferentes ramos e segmentos. Na atividade da saúde nota se uma grande precariedade no que se diz respeito a satisfação e níveis de atenção e atendimento as necessidades. Devido a carência existente no segmento da saúde chama se atenção para a necessidade de refletirmos sobre qualidade de vida e principalmente sobre qualidade de vida no trabalho hospitalar, referenciada como QVT/H.
2.REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 DA IDENTIFICAÇÃO
A atividade de hospitalar esta regulamentada Norma Regulamentadora de número 32,