Planejamento como processo tecnico
Construção/reconstrução, Montagem dos planos e programas.
Estudo de situação e definição dos objetos; Formulação e escolhas;
Ao reelaborar o seu objeto, o planejador.
ESTUDO DE SITUAÇÃO: Consiste na caracterização, na compreensão de uma determinada situação problema para o planejamento da ação. Conjunto de informações alimentadas e processadas que ajudam na capacidade argumentativa para a equipe em sua interlocução com demais instancia de poder abrangidas por sua ação. * Objetos do Estudo de situação -> Configuração do marco de situações; identificação sistemática e continua de áreas criticas e de necessidades; determinação dos elementos que permitam justificar a ação sobre o objeto; estabelecer prioridades; analise de instrumentos e técnicas.
Estudo de situação deve ser considerado sob a perspectiva de um conjunto dinâmico de informações. É a reflexão, compreensão, explicação e expressão de juízo da compreensão dos dados.
LEVANTAMENTO DE HIPOTESES PRELIMINARES: FORMULAÇÃO DE HIPOTESES BASICAS, PARA NORTEAR A COLETA DE INFORMAÇÕES. SÃO LEVANTADAS A PARTIR DE UM REFERENCIAL JÁ EXISTENTE.
CONSTRUÇÃO DE REFERENCIAS TEORICOS-PRATICOS:
Tem como ponto de partida a analise e a explicitação dos valores e padrões normativos assumidos pela equipe planejadora.
- Conhecimento da abordagem de ordem transdisciplinar.
-Para o planejamento, a importância da operacionalização dos conceitos esta no fato de propiciar: Um marco de referencia para a ação, a coleta e o registro de dados empíricos, precisão à interpretação de dados, facilidade de comunicação entre especialistas x planejamento x instituição.
COLETA DE DADOS: Acontece por aproximação preliminar e exploratória. Apurar dados e registra-los.
Aspectos dos dados: Dados de situação, da instituição demandatária da ação, politicas publicas legislação e equipamento