PLANEJAMENTO ANUAL DE GINÁSTICA
Tendo o considerável numero de disfunções posturais, dores nas costas e lesões por esforços repetitivos que acometem os trabalhadores em seu período ativo. O programa de Ginástica Laboral – FME, vem para orientar e prevenir esses males, contribuindo por uma melhor qualidade de vida a cada um deles. Consiste basicamente em aulas/exercícios de aquecimento musculo-esqueletico, alongamento, resistência muscular localizada e fortalecimento, que muitas vezes vem de encontro com reeducação postural e refinamento de coordenação motora.
OBEJETIVO GERAL
Objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades será desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular, respeitando a realidade das repartições publicas e as condições disponíveis.
OBJETIVOS ESPECIFICOS A G.L (Ginástica Laboral) tem por fim promover adaptações fisiológicas, físicas psíquicas por meio de exercícios dirigidos que:
Trabalhem a reeducação postural;
Aliviam o estresse;
Diminuam o sedentarismo
Aumento do animo no trabalho;
Promova uma maior consciência corporal
Aumentam a integração social;
Diminuam as tensões causadas pelo trabalho;
Previnam Lesões e doenças por traumas cumulativos, como LER (lesões por esforços repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
METODOLOGIA A Ginástica vai ser aplicada de forma mista entre a preparatória e compensatória. Ginástica Preparatória: é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível implantar em todos os setores antes de iniciar a jornada, mas logo no seu início e isso não descaracteriza como preparatória. Ela é constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas. O objetivo é