Planejamento agrícola
CENTRO DE HUMANIDADES CAMPUS III - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E TERRITÓRIO:
PLANEJAMENTO URBANO, RURAL E AMBIENTAL
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO TERRITORIAL RURAL
PROF: ALEXANDRE PEIXOTO
Aluna: Maricélia de Oliveira Costa
PLANEJAMENTO RURAL EM ÁREAS AGRÍCOLAS DE PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR
GUARABIRA-PB
2011
APRESENTAÇÃO
O planejamento agrícola é uma atividade cada vez mais necessária e comum entre os pequenos, médio e grande produtores rurais. Sendo que o planejamento é um esforço humano, feito de forma conjunta e organizado, para que, modificando a sociedade, acelere o ritmo de desenvolvimento da coletividade.
O planejamento precisa ter uma formulação sistemática e devidamente integrada que expressa uma série de propósitos a serem realizados dentro de determinado prazo, levando em consideração as limitações impostas pelos recursos disponíveis e as metas prioritárias definidas. Já que é uma atividade pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados. Partindo dessa definição de planejamento, deduz-se que o processo tem uma série de etapas a serem seguidas e alguns objetivos a serem alcançados.
Na perspectiva do planejamento de acordo com Limonad (2007), este deve ser referenciado ao espaço e não apenas a setores, daí a importância para o entendimento do ordenamento territorial. Na visão de Silva (2007), “ordenamento territorial é uma forma singular de uso do território que apresenta arranjo de objetos sociais, naturais e culturais historicamente estabelecidos.”
Ainda, seguindo a discursão do ordenamento territorial, temos a o território como um espaço socialmente organizado, em que se configura num ambiente político institucional onde se mobiliza os atores regionais em função do seu