Planej categoria e controle de estoque
Quais os desperdícios que ele ajuda evitar?
E possível aplicar o Just in Time em qual quer tipo de negocio? Exemplificar?
Porque e considerado uma filosofia?
Marcio Pinheiro
RA: B25GFI-1
Curso: Gestão em Logística Empresarial
Conceito:
Just in time – tradução – (hora certa), e um sistema que determina quando e como será produzido, transportado ou comprado. O sistema pode ser aplicado em qualquer organização, serve para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O Just in time e o principal conceito utilizado em especial nas fabricas de carros, exemplo: Fabrica da Toyota.
A idéia num todo desse sistema, e fato de não existir estoque parado, tudo e produzido na escala certa, utilizados somente no momento exato em for necessário, ou seja, os produtos são entregues somente no momento de serem vendidos ou montados.
O sistema JIT foi criado na década de 60 na empresa Toyota. Conhecido como Sistema Toyota de Produção, o idealista maior desse sistema foi o vice-presidente da Toyota: Taiichi Ohno, onde tinha como objetivo ter uma visão estratégica e inovadora das pessoas envolvidas na gestão empresarial, buscando vantagem competitiva com uma melhor utilização do processo produtivo.
Há três idéias principais que compõe o sistema JIT:
A primeira idéia e a otimização e integração do processo como um todo. Tudo aquilo que não agrega valor precisa ser eliminado. O sistema visa reduzir, eliminar funções e sistemas desnecessários ao processo de manufatura, tais como retrabalho, inspeção, estoque e etc.
A segunda idéia visa a melhora continua, estimulando o desenvolvimento de melhorias constantes, não apenas dos procedimentos, mas sim do processos, também do homem, na empresa visando o desenvolvimento e na capacitação humana dentro das organizações.
A terceira idéia básica e entender e responder as necessidades dos clientes e todos os requisitos de qualidade do produto, prazo de entrega, custo, dentre outros, formando