Placas
O sistema de aterrarnento é importantíssimo, porque as cargas electrostáticas acumuladas nos aparelhos electrónicos são descarregadas para o terra através dele, evitando assim a descarga nas pessoas que operam tais aparelhos.
Para ter uma ideia, já houve casos relatados com acidentes fatais por falta de aterrarnento em máquinas de lavar, fogões e outros electrodomésticos. Isso ocorre devido à acumulação de cargas electrostáticas nos gabinetes desses aparelhos quando em funcionamento.
Caso uma pessoa descalça toque nesse aparelho e o piso esteja húmido - condições que favorecem a ESD - uma descarga pode ocorrer através do corpo humano, e apesar do baixo valor da corrente eléctrica, da ordem de mA, que passará pelo corpo, ela é suficiente para provocar uma paragem cardíaca em algumas pessoas.
Os PCs, assim como seus periféricos externos, devem ser conectados à rede eléctrica através de tomadas com três pinos, ou seja, o uso do fio terra é um factor de obrigatoriedade. Em suma, o PC e seus periféricos não devem ser ligados à rede eléctrica sem um sistema de aterrarnento eficiente.
Apesar de qualquer PC funcionar sem o pino de aterrarnento, não é recomendável o seu uso sem sistema de aterrarnento eficiente, pois além da possibilidade de o utilizador receber choques eléctricos (ESD), existe também um outro motivo bastante relevante, que é a diferença de potencial (d.d.p.) entre equipamentos interligados.
Quantos periféricos externos podem ser conectados num PC? Não existe um número exacto, já que diversos periféricos podem ser conectados simultaneamente num PC. Entretanto, é possível citar pelo menos dois, que normalmente estão conectados: um monitor e uma impressora. Agora temos três aparelhos ligados à rede eléctrica e interligados entre si através dos cabos de sinal.
Se todos os aparelhos estiverem utilizando o mesmo sistema de aterrarnento, a diferença de potencial entre eles é igual a zero e os