placas
BIOLOGIA MARINHA
MICROBIOTA DE MÃO E AMBIENTE
THADEU
MATIAS KLAUMANN
SÃO FRANCISCO DO SUL
MAIO DE 214
Itrodução
A pele é considerada um reservatório de diversos micro-organismos, pois a pele tem contato com muitos meios, podendo ser contato direto, através do cumprimento (pele com pele), e o indireto através de objetos contaminados.
A pele das mãos alberga, principalmente, duas populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória(10). A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.
A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução antisséptica.
É importante ter o habito de higienização das mãos para que haja remoção de sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato, prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões.
Descrições das colônias
Placas: Cabelo Thadeu(1) Cabelo Matias(2).
Analisado as placas, pode-se observar que: Placa (1) tinham-se as cores, amarela que predominava a placa, brancas com nove aparições, preta com uma e alaranjada com três. Com formas circulares e puntiformes, elevações convexas.
Placa (2) tinham-se as cores, amarela com nove aparições, brancas com dezenas, alaranjada com seis, preta uma, bege com duas e marrom uma. Com formas puntiformes e circulares, elevações eram convexas.
Resultados
Com base na aula de microbiologia marinha no dia 17 de março de 2014, a