Placa M e ASUS
Placa Mãe
Arquitetura de Micro
Milena Evellyn Pereira Drummond
Turma: AIIOSTCD28T
1. Ponte Norte- Também chamado de MCH (Memory Controller Hub, Hub Controlador de Memória) faz a comunicação do processador com as memórias e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade. É conectado diretamente ao processador e possui basicamente a função de controlar os componentes mais rápidos do computador.
Interface para transferência de dados com a ponte sul.
A ponte norte e a ponte sul são Chipsets. Chipsets são circuitos de apoio a placa-mãe com a função de gerenciar todo funcionamento da placa, além de controlar o tráfego das informações.
2. Socket do Processador- Responsável pela conexão do processador à placa-mãe.
3. Slots de Memória- Serve para colocar os pentes de memória, principalmente a RAM.
4. Fonte de alimentação ATX- É o dispositivo responsável por fornecer energia elétrica aos componentes de um computador.
5. Conectores IDE- Primeiro padrão que integrou a controladora com o Disco Rígido. É o conector que se localiza na placa mãe onde o cabo flat se encaixa para que hd ou cd rom possa ser localizado no setup.
6. Conector Floppy Disk- O mesmo que disquete. É um disco de mídia magnética removível, para armazenamento de dados.
7. Ponte Sul- Também chamada ICH (I/O Controller Hub, Hub Controlador de Entrada e Saída) é conectado à ponte norte e sua função é basicamente controlar os componentes mais lentos do computador. 8. Flash ROM- ROM (Memória somente leitura) é um tipo de circuito integrado contendo um programa em seu interior. A memória Flash ROM pode ter seu conteúdo apagado eletricamente. Com isto, é possível gravar e apagar o conteúdo da memória mesmo com a memória instalada no circuito. 9. Standby Power LED- É o termo usado para designar o consumo de energia elétrica em modo de espera de vários aparelhos eletrônicos. 10. Super I/O- É o nome dado a uma