Piujnhjgfdsa
311 palavras
2 páginas
Universidade de São Paulo – USPInstituto de Geociências
Docente: Profª Dra. Silvia Maria Leite Agostinho
Medidas de volumes, de massas e desvios
Alunos:
Ivan Pantaleoni Campos Menezes
Alexandre Vicente Marques de Souza
Turma A
Grupo 3
12/03/2013
Objetivos:
Dominar os aparelhos, materiais e vidrarias do laboratório. Reconhecer uma parte dos materiais deste, aplicar corretamente a técnica de utilização de cada tipo de material e fazer uma análise comparativa entre instrumentos de medida de volume.
Introdução:
Sempre que se efetua uma medida é necessário observar o erro contido na mesma. Este pode ter origem no aparelho utilizado ou no operador. Em uma medida deve-se considerar a precisão e a exatidão. Quando se obtém uma medida exata significa que os resultados estão muito próximos do valor verdadeiro.
Uma medida é precisa quando os resultados estão próximos entre si, mas distantes do valor verdadeiro.
Uma medida precisa pode ser exata e não exata.
- Medida precisa e não exata: os resultados são próximos entre si e distantes do valor verdadeiro;
- Medida precisa e exata: esta é a situação considerada ideal porque não há dispersão nos resultados e o valor se aproxima do resultado verdadeiro.
Para medir o volume de um líquido é necessário comparar seu nível com os traços marcados no aparelho tendo como referência o menisco, que é a superfície curva do líquido.
Procedimento experimental:
Para realizar o procedimento foi necessária a utilização de alguns equipamentos, materiais e vidrarias os quais serão apresentados a seguir:
Béquer: é um recipiente simples utilizado em laboratório, ele é graduado, porém oferece medidas pouco precisas.
[pic]
Erlenmeyer: é ideal para armazenar e misturar produtos e soluções. Sua parede em forma de cone invertido evita que o líquido em seu interior espirre para fora.
[pic]
Pipeta graduada: possui escala para