Pittoko

605 palavras 3 páginas
UNISERVIDADE CRUZEITRO DO SUL
Administração de Empresas - 6B - SM
Aluno: Guilherme Ramos Miranda - RGM: 93755-0

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Pesquisa de métodos mais empregados para disposição e tratamento dos resíduos químicos perigosos

Todos nós produzimos lixo diariamente. Este por sua vez é retirado de nossas casas, escolas ou trabalhos e encaminhado para os lixões, aterros controlados ou aterros sanitários.
O aterro controlado caracteriza-se pelo meio termo entre o lixão e o aterro sanitário. Sua principal ação é referente a um olhar mais cuidadoso com o solo e o lençol freático. Ele apresenta um preparo de cobertura em argila e grama que tem como função principal agir como uma manta impermeável com o objetivo de proteger a água da chuva e recircular o chorume que é coletado e levado para cima da pilha do lixo, diminuindo o impacto ambiental. Diferente do Lixão que apenas é depositado o lixo a céu aberto, danificando o solo.
Já o aterro sanitário é o sistema mais adequado para o armazenamento dos resíduos sólidos ou lixo. Antes de o lixo ser depositado, o local é preparado nivelando a terra e selando a base do solo com argila e mantas de PVC. Com está impermeabilização o lençol freático não fica em nenhum momento comprometido com a contaminação do chorume e finalmente o lixo aqui passa por um processo onde após seis meses o chorume acumulado é encaminhado para uma estação de tratamento de efluentes. O aterro não apresenta mau cheiro, urubus ou outros tipos de animais
Outro método são as lagoas de estabilização, são consideradas como uma das técnicas mais simples de tratamento de esgotos. Dependendo da área disponível, topografia do terreno e grau de eficiência desejado, podem ser empregados os seguintes tipos de sistemas de lagoas de estabilização:
Um outro tipo de lagoa empregada no tratamento de esgoto é a lagoa de maturação. Porém esta tem como objetivo a remoção de patogênicos ao contrário das demais citadas que são destinadas

Relacionados