PISOS INDUSTRIAIS Resumo
Pisos industriais de concreto são elementos estruturais que têm a finalidade de resistir e distribuir ao subleito (terreno de fundação preparado para receber o pavimento industrial.) esforços verticais provenientes dos carregamentos. É sobre eles que as atividades de movimentação de cargas e de equipamentos se realizam. Por isso, a correta execução é fundamental para garantir seu desempenho. São indicados para indústrias, armazéns e supermercados.
Camada Subleito
Antes da escolha do sistema de piso industrias devem ser analisados alguns itens de projeto: tipos de ataques físicos a serem suportados, tipo de transporte que circulará pela superfície, temperatura do ambiente e exposição a fenômenos climáticos (radiação solar e chuva).
Na técnica de aplicação dos pisos industriais, a área a ser concretada é dividida em faixas, cujas definições da largura e do comprimento devem ser feitas em função do equipamento utilizado para o espalhamento e adensamento do concreto.
Os equipamentos habitualmente utilizados são a régua vibratória treliçada, para trabalho em faixas de menores dimensões; e o laser screed, para faixas e placas de grandes dimensões, equipamento que executa simultaneamente o adensamento, sarrafeamento e nivelamento do concreto.
Régua vibratória treliçada
Laser screed
O acabamento final da superfície é executado com acabadoras duplas autopropelidas, dotadas de pás, que permitem regulagem de inclinação para as variações necessárias aos serviços de acabamento até obtenção de superfície com aspecto liso vítreo.
O controle do acabamento superficial é feito ao final da atividade, por inspeção visual e medição dos índices de planicidade e nivelamento da placa. Por inspeção visual também são verificadas a uniformidade do acabamento quanto à sua rugosidade, presença de falhas, manchas e eventuais delaminações do concreto.
Acabadoras duplas autopropelidas
Atualmente o Brasil encontra-se uma larga gama de opções para os pavimentos