Piratas do Vale do Silício
O filme trata da história do surgimento das duas grandes companhias da área de computadores, Apple e Microsoft. De um lado temos Steve Jobs e Steve Wozniak, fundadores da Apple e do outro Bill Gates e Paul Allen na Microsoft.
Jobs e Wozniak começaram a trabalhar no desenvolvimento de um computador pessoal na década de 70 enquanto ainda estavam na faculdade. Ao que me parece Wozniak era extremamente engenhoso e começou a trabalhar no Apple I com a ajuda de Jobs. Jobs era uma pessoa com muitos problemas de relacionamento, mas muito talentoso com as palavras.
Ao apresentarem seu primeiro protótipo ao público despertaram interesses e começaram a fabricar os primeiros computadores da Apple na garagem de Steve Jobs. A grande dificuldade era o apoio financeiro, fato que mudou quando receberam a visita de Mike, “o homem que colocou inteligência na Intel”. Com a ajuda de U$ 250 mil Wozniak e Jobs fundaram oficialmente a Apple e pouco depois estavam no mercado com o Apple II. Desde então os negócios iam cada vez melhores até que a excentricidade de Steve Jobs começou a ameaçar a estabilidade da empresa, fato que levou o mesmo a ser demitido da própria empresa que ajudou a fundar. Poucos anos depois foi readmitido na Apple com a ajuda de Bill Gates.
Bill Gates e seus amigos entraram no ramo de computadores de um ponto de partida diferente de Jobs. Enquanto Jobs e Wozniak montavam computadores completos Bill estava mai interessado na ‘linguagem’ dos computadores. Ao enxergar uma oportunidade num anúncio que procurava alguém capaz de criar uma linguagem de computador para o Altair, computador pessoal, Bill Gates e Paul Allen não perderam tempo e começaram a trabalhar para conseguir a façanha. Embora tenham conseguido o contrato para fornecer sua linguagem para o Altair a Apple já estava bem à frente. Inconformado com essa situação Gates procurou a IBM e promoveu um dos blefes mais relevantes da história. Ele vendeu para IBM