piramede etaria,caracteristicas da população brasileira
A estrutura etária da população é a distribuição dos indivíduos de uma população pelas diferentes idades ou grupos de idades (classes etárias).
O estudo da estrutura etária é de grande importância pois, se existir tendência para o aumento do número de jovens, pode ser necessário construir mais maternidades, escolas e orfanatos. No caso de a população estar a envelhecer, é provável ter de se construir mais lares para a terceira idade e reforçar o apoio médico.
Quando se estuda a estrutura etária da população tem-se em conta três grandes grupos etários:
• jovens, do 0 aos 14 anos;
• adultos, dos 15 aos 64 anos;
• idosos, com 65 ou mais anos.
Tipos de pirâmides etárias e características:
Pirâmide Jovem: base larga, devido à elevada natalidade e topo estreito em consequencia de uma elevada mortalidade e esperança média de vida reduzida. As pirâmides deste tipo representam populações muito jovens típicas dos países menos desenvolvidos. Pirâmide envelhecida: base mais estreita do que a classes dos adultos. Reflete uma diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. E características dos países desenvolvidos.
Pirâmide adulta: a base é ainda larga, mas existe um aumento da classe dos adultos e dos idosos. A taxa de Natalidade está a diminuir e a esperança média de vida a aumentar.
Pirâmide rejuvenescida: reflete alguma recuperação das classes etárias dos jovens em virtude do aumento da fecundidade. CARACTERISTICAS DA POPULAÇÃO
A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes. A população brasileira distruibui-se pelas regiões da seguinte forma: Sudeste (80,3 milhões), Nordeste (53,07 milhões), Sul (27,3 milhões), Norte (15,8 milhões).
Taxa de Natalidade e de Mortalidade
Se observarmos os dados populacionais brasileiros, poderemos