pioneiros da adm
Taylor:
Taylor, ao trabalhar por um tempo como operário viu que, não apenas o operário que se sentia desmotivado era responsável pela baixa produtividade mas também a defeituosa administração das fábricas, métodos ineficientes de organização e falta de uniformidade das técnicas e dos trabalhos por isso a criação:
-Divisão de tarefas, incentivos salariais, incentivos de produção, condições de trabalho
-trabalha a “Organização Racional do Trabalho” onde visava quais instrumentos mais adequados e os métodos mais rápidos para se chegar a máxima eficiência.
Taylor tinha uma visão do trabalhador!
Henry Ford:
Criador da fábrica de automóveis
Criador da produção em massa através da produção em série onde desenvolveu a mecanização do trabalho, padronização do maquinário e do equipamento e por consequência, dos produtos
Implantou a política de metas e melhorou os salários dos trabalhadores.
Adotou 3 princípios básicos
-Da intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato do equipamentos e da matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado
-Da economicidade – Reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima, ou seja, a velocidade da produção deve ser rápida. Ford em seu livro diz "O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça feira, à tarde"
-Da produtividade – aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio de especialização e da linha de montagem. Ou seja, ganha mais em um mesmo período de tempo e o empresário maior produção.
Ford tinha visão de Dono
Fayol:
Identificou catorze princípios que devem ser seguidos para que a Administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível. Os quatorze princípios são:
1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a