pim
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
2.1 O SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA
2.2 ORGANOGRAMA FUNCIONAL DA EMPRESA
2.2 PLANEJAMENTO ESTRATÉTICO DE RECURSOS HUMANOS
3 CONTABILIDADE
3.1 PATRIMÔNIO
3.2 BALANÇO PATRIMONIAL E PATRIMÔNIO LÍQUIDO
3.2 BALANÇO CONTÁBIL DA EMPRESA
3.3 QUADRO DO BALANÇO PATRIMONIAL
3.4 LIQUIDEZ DA EMPRESA
3.5 GRAU DE ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA
4 ESTATÍSTICA APLICADA
4.1 CALCULANDO A MÉDIA
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
INTRODUÇÃO
O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM III) vem apresentara empresa do ramo de saúde Hospital Universitário João de Barros Barreto, empresa que atua na área de medicina preventiva, mas que tem como foco principal a medicina curativa, tendo em vista que é no hospital que ocorrem as internações das mais diversas patologias para diagnóstico e tratamento.
O gerenciamento é feito em dois planos, sendo a administração central ou principal, feita pelo Fundo Municipal de Saúde que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, vindo logo em seguida a administração local, realizada por um Coordenador Hospitalar que fica à cargo da gerência de recursos humanos e patrimônio.
Possui em seu quadro funcional vários funcionários efetivos das mais diversas áreas, e cerca de, 2 prestadores de serviços, tendo a gerência de recursos humanos da empresa trabalha com o tipo de gestão de RH Operacional, descrito por Elias (2010) como aquele típico RH burocrático, com visão umbilical e foco apenas em seus próprios processos. O RH operacional não é somente o departamento de pessoal que atua na elaboração da folha de pagamento, cálculos trabalhistas, relações industriais e benefícios. Mesmo os RHs que possuem ações estruturadas de treinamento, seleção, avaliação de desempenho e programas de gestão podem vir a ter foco estritamente operacional, fechando-se para o restante da empresa e preocupando-se exclusivamente com suas atividades, sem importar-se com os impactos de suas ações nos