Pim i unip gestao
As funções econômicas tradicionais das empresas são de produção de bens e serviços e a conseqüente geração de lucros. Contudo, essas tradicionais funções não são suficientes para a sociedade moderna, é preciso que as empresas façam algo diferente e submetam ao sistema de livre iniciativa.
Em geral, quando falamos de economia nos referimos às formas pelas quais uma comunidade administra seus recursos limitados, com produção eficiente visando um melhor padrão de vida para a coletividade
7.1 Economia Atual do País
Brasil tem um mercado livre e uma economia exportadora. Medido por paridade de poder de compra, seu produto interno bruto (PIB) ultrapassa 2,194 trilhões de dólares, fazendo-lhe a sétima maior economia do mundo em 2010. O Brasil possui uma economia sólida, a inflação é controlada, apesar das ameaças desde início do ano de 2011, as exportações sobem e a economia cresce em ritmo forte. Em 2011, o PIB brasileiro demonstrou uma queda de 4,5% para 4,3%, o contrário ao que se pensava. O Brasil já faz parte do grupo de países emergentes que se destacaram pelo rápido crescimento econômico, intitulados com a sigla BRICs (Brasil, Russia, India e Coreia).
A economia brasileira iniciou 2011 com crescimento, apesar de o ritmo ter sido menor do que o do ano passado. Em janeiro, o PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas produzidas no país) cresceu 4,58% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica).
O IBC-Br é um indicador criado pelo BC para tentar antecipar o resultado do crescimento econômico, cujos dados oficiais são feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e só saem a cada três meses.
O índice incorpora e sintetiza informações sobre os diferentes setores da economia, como a indústria, serviços e a agropecuária, na tentativa de antecipar a evolução da atividade econômica. A idéia é usar os números para definir a política de juros da taxa Selic (hoje em