PIM VIII
INTRODUÇÃO 3
1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 4
1.1 Estratégia de liderança em custos 4
1.2 Estratégia de diferenciação 5
1.3 Estratégia de liderança em custos focada 5
1.4 Estratégia de diferenciação focada 5
2 ESTRATÉGIA E DIRETRIZES NO PNQ 6
3 ANÁLISE DO AMBIENTE CONCORRENCIAL 7
4 POSICIONAMENTO COMPETITIVO 8
5 FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA 9
6 IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA 10
7 ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E REVISÃO DE ESTRATÉGIA 11
CENÁRIO SKIN MAX 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
A Gestão Estratégica objetiva alcançar o máximo de eficácia. Por exemplo: se o objetivo da organização é o lucro, ela irá dedicar-se a tomar decisões sobre que insumos e processos de elaboração utilizar para aumentar a eficácia, a eficiência e o lucro. Ela visa alcançar os objetivos pretendidos da melhor maneira possível.
De acordo com Oliveira (1998), após estabelecer os objetivos a serem atingidos é necessário, agora, definir como eles serão alcançados. Por exemplo, o objetivo do aluno “concluir o curso”. Para isso, ele estabelecerá suas estratégias, tal como: estudar nos finais de semana, chegar na hora certa das aulas etc.
De nada adianta ter objetivos claros e bem definidos se não estabelecer uma estratégia adequada para alcançá-los.
O objetivo das estratégias é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objeivos e desafios estabelecidos.
1 ESTRATÉGIA COMPETITIVA
As empresas precisam analisar sua posição em comparação com seus concorrentes. A partir desta comparação, podem escolher uma estratégia de negócio, com o objetivo de se destacar de seus concorrentes. Sem uma estratégia adequada, a empresa será apenas “mais uma empresa”, não tendo nenhum diferencial. A Figura 1 apresenta as quatro estratégicas genéricas que uma empresa pode adotar.
Figura 1. Quatro estratégias genéricas.
Fonte: Hitt, Ireland, Hoskisson (2003, p. 154).
1.1 Estratégia de liderança em