pim trabalho
PERÍODO DO IMPÉRIO
Período do império, o café era o principal produto de exportação e gerador de renda, na época em que o Brasil era o café e o café era o negro. O café que ganhou enorme Importância em 1830, dependia do trabalho escravo; o vale do Paraíba foi a primeira região em que a produção se expandiu ( Província do Rio de Janeiro e São Paulo. Na última década o café representava 60% Do total de exportação do Brasil; enquanto isso o açúcar uma grande concorrência nas possessões francesas das Antilhas. A expansão ferroviária durante o império se situou em São Paulo e no Rio de Janeiro, Pois o café precisava chegar aos portos para ser exportado, além do café outras culturas como na Bahia o cacau ,a borracha no rio Amazonas e o algodão no Maranhão em Pernambuco e Ceará.
11 -FALE SOBRE A HISTÓRIA DA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS NO BRASILESPECIFICADAMENTE SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA ( 1889-1930 )
PRIMEIRA REPÚBLICA
CARACTERIZADA PELA AGRICULTURA DE EXPORTAÇÃO, A PRIMEIRA REPÚBLICA
NA QUAL O CAFÉ OCUPAVA O POSTO MAIS IMPORTANTE , POR QUASE 30 ANOS A BORACHA FOI O SEGUNDO PRODUTO DE EXPORTAÇÃO, SUPERANDO O AÇÚCAR.
POR VOLTA DE 1910 COMEÇOU A CRISE; PELA COMPETIÇÃO DAS PLANTAÇÕES INGLESAS DA Malásia . A exportação esteve praticamente nas mãos de grandes firmas estrangeiras americanas, alemãs e inglesas. Em consequência das dificuldades de exportação durante a segunda guerra e da política de incentivo a industrialização dos governos republicanos.
Em 1924 o país produz 99% dos sapatos, 90% dos móveis, 86% do têxtil consumidos internamente; A alimentação cresce 40% nas primeiras décadas da República.
12 -Fale sobre a história de exportação de produtos no Brasil
Especificadamente sobre a Era Vargas e Brasil democrático ( 1930-1964 ).
O Governo provisório de Vargas em agosto de 1931, suspende o pagamento da dívida externa,