PIM II
“A área de Finanças é ampla e dinâmica. Afeta diretamente a visão de todas as pessoas e todas as organizações, financeiras ou não financeiras, privadas e públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.(...) Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.”
LAWRENCE J. GITMAN, p. 04
“... a função financeira compreende os esforços dispendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez.”
ARCHER, S. H., e D´AMBROSIO, C. A., p. 367
Existem algumas maneiras possíveis de se caracterizar a função financeira de uma empresa, categorizando as áreas que exigem tomada de decisões pelos administradores. Classificando-as das seguintes formas:
Áreas de decisões de investimento, financiamento e utilização do lucro líquido;
Tarefas de obtenção de recursos financeiros e análise da utilização desses recursos pela empresa.
Na Amber Comercial Ltda. as realizações e metas são avaliadas pela Diretoria e pelo Departamento Financeiro em reuniões mensais para deliberar sobre assuntos de interesse da empresa para tomada de decisões em todos os aspectos financeiros: investimentos, financiamentos e destinação do lucro líquido.
No entanto, o Departamento Financeiro é responsável por acompanhar e avaliar os resultados mensais e adotar medidas, visando atingir os objetivos econômicos e financeiros do planejamento estratégico da empresa.
Os valores, as ações e os números divulgados são validados anualmente, pela contabilidade que é terceirizada da empresa, para divulgação do Balanço Patrimonial.
3.1 – Identificando as áreas de decisões da Administração Financeira
3.1.1 – Estrutura organizacional da função financeira: