Pim estatistica rh
A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a freqüência de fenômenos e para possibilitar a previsão desses fenômenos no futuro.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
Abaixo veremos cálculos estatísticos sobre: * Os ferramentais fabricados na empresa Fautec para podermos comparar o ano de 2009 com o ano 2010; * Horas/máquina em produção e horas/máquina em ociosidade até outubro 2010; * Faturamento da empresa de acordo com a fabricação, comparando entre os anos 2009 e 2010; * Comparação do faturamento x gastos do ano de 2010 até o mês de outubro.
O gráfico 1 demonstra o total de ferramentais fabricados no ano de 2009 e os ferramentais fabricados até setembro de 2010. Podemos comparar como foi a produção em 2009 e como está sendo em 2010. No ano de 2009 a empresa a Fautec estava com um menor número produção devido a crise, e isto está sendo recuperado no ano de 2010.
Fonte: Empresa Fautec (Outubro de 2010)
Grafico 1 – Gráfico Ferramentais Fabricados 2010 x 2009
No gráfico 2 analisa-se o número de horas/máquina em produção e o número de horas/máquina em ociosidade, ou seja, até o presente momento - outubro 2010 já foi trabalhado 985 horas/máquina para produção de ferramental e o tempo de ociosidade é de 495 horas/máquina, podendo esses números ser alterados até o final do ano de 2010, pois conforme planejamento e