Pilha TCP -IP
Trabalho apresentado à disciplina de Redes como parte integrante de avaliação. Professor: Turma: Informática 2008
2011
CAMADAS DO PROTOCOLO TCP/IP
2011
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
Quando conversamos com alguém é necessário que esta pessoa fale a mesma linguagem que nós para que possamos nos entender.
Para que computadores se “conversem” em uma rede, é necessário que eles “falem a mesma língua”, ou seja, possuam o mesmo protocolo de comunicação. Protocolo é o nome dado a um conjunto de regras que os computadores devem seguir para que a comunicação entre eles permaneça estável e funcional. Resumindo, computadores diferentes, numa mesma rede, só se entendem se falarem a mesma língua (o protocolo).
2. PROTOCOLOS
Protocolo é a definição dos procedimentos e normas para a comunicação entre dois computadores, vários protocolos podem trabalhar juntos, sendo chamados de pilha de protocolos.
Quando um computador vai enviar dados, eles são passados para o protocolo ou pilha de protocolos que o converterá no formato mais adequado para a transmissão dependendo das características da rede.
Para que esta comunicação ocorra e o computador destino possa interpretar as informações e restaurar os dados originais é necessário que este possua o mesmo protocolo ou pilha de protocolos, desta forma, para que a transmissão dos dados tenha sucesso na rede, será necessário que o computador que envia e o que recebe os dados cumpram sistematicamente as mesmas etapas, para tanto, devem possuir as mesmas camadas e os mesmos protocolos.
3. PROTOCOLO TCP/IP
O TCP/IP na verdade não é um protocolo, mas sim um conjunto de protocolos - uma pilha de protocolos. Seu nome faz referência a dois protocolos