Picnometria do leite medicina veterinária
554 palavras
3 páginas
Picnômetria do leite medicina veterinária Este presente relatório visa o estudo da determinação da densidade do leite, usando o picnômetro .A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro, pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função do picnometro visto em aula prática.
Ele também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções.
Os materiais utilizados usados foram pipeta, pera, picnômetro, balança, água, amido, álcool matérias para adulteração do leite.
Foi escolhido o picnômetro a ser usado e o pesou em balança semi-analítica, determinando m1, a massa do picnômetro vazio.
Ciente do valor do volume a ser utilizado, em função da capacidade do picnômetro, mediu o volume em uma pipeta e transferiu, com todo o cuidado, para o picnômetro.
Efetuou, então, a medição da massa da solução transferida: m(solução)= m(picnômetro) – m(picnometro)
Finalmente, determinou-se a densidade:
P(solução) = m(solução)/ v (solução) m1 a massa do picnômetro vazio m2 a massa do picnômetro cheio com o leite cuja densidade relativa se deseja determinar m3 a massa do picnômetro cheio de água pura (na prática, água destilada)
Assim, densidade relativa do líquido em questão é obtida a partir da equação:
P(liquido,água)= m liquido/ m água mlíquido= m2-m1é a massa do líquido em questão que ocupa o volume Vdo picnômetro mágua= m3-m1é a massa da água pura que ocupam o mesmo volume V.
Resultados e discussões
Após medir 12,5 ml de água na pipeta e transferir para o picnômetro, o mesmo ficou com uma massa (m3) de 84,77g, logo calcula-se a massa do leite :
Pv = 33,61g
Pc= 86,44g pc – pv = 51,16 d = m/ v = 51,16/ 50 d = m/50= d= 1,02g/ml( resultado encontrado baixa massa em comparação ao leite)
Após medir 12,5 ml de amido na pipeta e transferir para o picnômetro, o