PIC JOGOS
A teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada, que estuda as estratégias em que os jogadores precisam escolher diferentes ações a fim de melhorar seu retorno. Essa teoria foi desenvolvida inicialmente para melhor entendimento do comportamento econômico, e é até o momento é utilizada em diversos campos acadêmicos.
Com a prática da teoria dos jogos é possível encontrar estratégias racionais em situações em que o resultado depende não só da estratégia própria de um indivíduo e das condições de mercado, mas também das estratégias escolhidas pelos outros indivíduos envolvidos, e que possivelmente possuem estratégias diferentes e objetivos comuns. A teoria pode ser aplicada em diversos jogos de entretenimento com aspectos importantes para a sociedade, e é muito relevante no meio acadêmico. É possível que alunos examinem a concorrência e a cooperação dentro de pequenos grupos de mercados e empresas, por exemplo.
Assim, as questões práticas, ou seja, do meio real, podem ser vivenciadas através dos jogos, o objetivo não é resolver as questões estratégias, mas auxiliar no pensamento e raciocínio estratégico. Isso permite que as decisões que são tomadas sejam estudas, em um ambiente em que todos os jogadores interagem com comportamentos distintos.
Diante disso, este trabalho foi desenvolvido baseado em um jogo de tabuleiro chamado Quest da Grow, onde os jogadores devem responder perguntas sobre temas variados, e antes de responder a pergunta o participante deve escolher quantos espaços ele gostaria de se movimentar no tabuleiro, caso a resposta esteja correta. O vencedor é o jogador que chega ao último espaço e responde a última pergunta.
O jogo foi adaptado para o curso de Comércio Exterior, onde os jogadores responderão as perguntas relacionadas ao curso, porém, com o enfoque maior no Regime Aduneiro Especial: Drawback.
Aspectos gerais do jogo
Indicado para os profissionais da área de comércio exterior e estudantes de nível técnico,