PI-INTERDICIPLINAR
Curso de Engenharia Elétrica
ANDERSON silva winther
ARTHUR PONCIANO
LUCAS PEREIRA LIMA
RICKEIS carlos tavares leal conceição
THALITA BITENCOURT TEIXEIRA
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Coronel Fabriciano
2013
ANDERSON silva winther
ARTHUR PONCIANO
LUCAS PEREIRA LIMA
RICKEIS carlos tavares leal conceição
THALITA BITENCOURT TEIXEIRA
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Trabalho acadêmico do 3º Período do curso de Engenharia Elétrica, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG.
Orientador: Mauro
Coronel Fabriciano
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CARGA MINIMA DE ILUMINAÇÃO 5
2.1 Enunciado do problema 6
2.2 Resolução passo a passo 6
3 conclusão 8 referências 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico tem por objetivo mostrar um exemplo da aplicação de um algoritmo para o cálculo de determinação de potência de iluminação, além de proporcionar o exercício do trabalho em equipe, a cooperação e a arte de falar em público.
A iluminação residencial é influenciada por diversos fatores como a utilização que se pretende dar ao espaço, as cores da pintura das paredes e tetos, a potência e o tipo de lâmpadas a utilizar e até a quantidade de horas que é necessário utilizar iluminação artificial na habitação.
Atualmente as instalações possuem um grande número de equipamentos a serem instalados, mesmo em uma residência, o acréscimo de novas cargas nos últimos anos foi considerável. Portanto, cabe ao projetista prever o número adequado de pontos de iluminação e tomadas, além disso, o projeto deve garantir que a potência prevista para estes pontos atenda a carga que venha a ser instalada pelo usuário. Este trabalho apresenta critérios para elaborar a previsão de cargas da instalação, são apresentadas as prescrições da norma NBR 5410, de uso