PHYLUM PORIFERA 1

1371 palavras 6 páginas
PHYLUM PORIFERA

Introdução
Os animais do filo Porifera são dotados de poros e é devido a isso o nome do filo. São chamados de esponjas e são predominantemente aquáticas. Apenas a família Spongillidae habita água doce. Os Poríferos são divididos em três Classes: Calcarea, Hexactinellida e Demospongiae, as últimas sendo as mais numerosas.
São os mais primitivos dos multicelulares. Possuem um alto poder de regeneração e, por isso, uma grande adaptabilidade.
Sua estrutura dá-se por fibras silicosas ou espículas calcáreas. O corpo pode ser dividido em ósculo (do latim osculum, diminutivo de boca, onde a água e excretas são expelidos. A camada celular é constituída por coanócitos, células flageladas que possuem o colarinho, onde as partículas de alimento ficam retidas). A parede corpórea envolve uma cavidade central, o átrio. As células podem ser totipotentes.
Existem 3 tipos de estruturas possíveis para os poríferos: estruturas asconóide, siconóide e leuconóide. O design asconóide consiste em um cilindro simples de aproximadamente 1mm de diâmetro. O design siconóide resulta em esponjas da gama de tamanho em centímetros, pois melhora a relação área:volume alternando bolsas invaginadas da superfície com evaginadas. No design leuconóide, milhares de câmaras esféricas, onde se localizam os coanócitos, estão distribuídas pelo corpo do animal e o volume de água é restrito a vasos diminutos semelhantes a capilares, que entram e saem das câmaras.
Os espongiários vivem fixos no substrato, podendo estar isolados ou em colônias. São filtradores e sua alimentação depende disso, pois não possuem sistema digestório. A filtração é feita a partir da água com nutrientes que entram pelos poros. Os coanócitos fagocitam e digerem as partículas para compor o material do corpo das esponjas.
Não apresentam sistema nervoso, sistema respiratório e a circulação é feita a partir da água. A excreção a partir de difusão.
Quanto à reprodução, há duas maneiras de ser exercida:
- Assexuada:

Relacionados