Phebo
1. Definição da categoria , histórico da categoria , variaçoes na categoria , embalagens
Segmento: Glicerinados
Marca: Phebo
Linha de produto: Higiene Pessoal
Categoria: Sabonete
Definição da categoria: Sabão aromatizado destinado à higiene corporal.
História da categoria
Segundo lendas o sabão teve origem próximo a Roma, onde animais eram usados como sacrifício para os deuses. A gordura desses animais, que restava nos rios, transformava-se em sabão.
Em 1878 inventa-se o sabão moderno, logo em seguida, na Europa, começaram a ser usados com função medicinal, visando solucionar problemas de pele.
O nome “Sabonete” vem do francês, “SAVONETE”, onde se iniciou a produção de sabão com cores e aromas diferentes.
Embalagens
2. Histórico da marca , player , diferenciais e comunicação.
História da Marca
Dois primos portugueses, Antonio e Mario Santiago, fundaram em 1930, no Belém – PA, a marca Phebo com objetivo de criar uma linha de sabonete brasileiro tão bom quanto os ingleses e franceses, naquela época, considerados os melhores do mundo. Escolheram o nome Phebo, por causa do deus do sol.
Desenvolveram então um sabonete a base de glicerina, oval, transparente e escuro, baseado em várias pesquisas de essências naturais da região. Criaram um que combinava perfeitamente com o nome que deram-lhe, Odor de Rosas, sua embalagem era luxuosa e inspirado no sabonete inglês, Pear’s Soap, muito popular em 1789.
A marca foi vendida para Procter & Gambles e Sara Lee, perdendo totalmente sua original essência e fazendo seu faturamento cair.Em 2004, a Phebo foi comprada pela Granado Laboratórios, que trouxe de volta para seus consumidores a tradicional fórmula.
Diferenciais
A Phebo concentra-se em quatro diferentes componentes além da tradição: a glicerina, sendo um pioneiro nesse segmento na indústria brasileira, a cor negra, o formato oval e o aroma, totalmente natural e com 2% de perfume, diferente dos