Peça Segunda Guerra
Personagens:
Ana Karoline – Morte – Ascensão de estados nazifascistas
Larissa Dantas – Evelyn – Terceira parte da guerra
Beatriz Araújo – Nádia – Primeira parte da guerra
Beatriz Mendonça – Mary – Segunda Parte da guerra
Sara Regina – Ludmila – Desdobramentos da guerra e Eixo X Aliados
A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, de forma que cada um dos personagens vai contando uma parte da guerra. No final, cada um faz uma pequena conclusão, expondo o seu lado na história.
(Todos já estão posicionados, em cena, com a cabeça baixa, tristes; a morte entra, com um ar sombrio, e começa a interagir com a plateia).
Morte: Boa tarde! Vocês sabem quem eu sou?
Morte: Nossa! Por que essas caras de espanto, e esse silêncio? Não se preocupem... Cedo ou tarde vocês vão me encontrar. Seja em um carro, em uma cama, em um avião ou em um escritório... Sou a única, única certeza na vida de vocês! Na verdade, eu existia antes mesmo de existir humanidade, estou aqui desde quando existe a vida, e continuarei até depois do final dos tempos! É incrível como são os seres humanos... Sempre brigando, guerreando, e me dando mais e mais trabalho! Na verdade, eles me assombram... Sei que já tiveram vários conflitos, e no segundo, carreguei cerca de 55 milhões de almas...
Nádia, com raiva: Cale a sua boca! Você tira as pessoas do mundo, por que não as deixa aqui por mais tempo?
Morte: Ora, quer dizer que você está me culpando? Eu sou a culpada por tudo isso? Está muito enganada mocinha! Estou apenas fazendo o meu serviço!
Ludmila: Então, quem começou tudo aquilo?
Morte: Sabe garota, nada é fácil de entender. Em um certo país, chamado por vocês de Estados Unidos, ocorreu uma crise, que afetou a sua ideologia, o chamado capitalismo. É incrível como os humanos adoram seguir ideias uns dos outros... Com o capitalismo abalado, duas outras ideologias puderam surgir na Europa: o Nazismo, e o Fascismo. Ambas ideologias pregavam a