Petróleo
O petróleo é encontrado em poros existentes em rochas do subsolo, quer em terra firme ou em mar. Geralmente vem acompanhado de água salgada e de gás natural, que é uma mistura gasosa contendo principalmente metano, CH4.
O petróleo pode ser encontrado no gás de cozinha, gasolina, querosene, óleo diesel, e pode ser também uma fonte não renovável de energia.
PETRÓLEO: FONTE DE COMBUSTÍVEIS E DE MATÉRIAS-PRIMAS
Fundamentalmente, podemos dizer que o petróleo tem duas grandes aplicações.
A primeira delas é como fonte de combustíveis. A segunda é como fonte de matérias-primas industriais, ou seja, reagentes para reações químicas que permitem a obtenção de novas substâncias de interesse da sociedade.
Em ambos os casos, o petróleo bruto deve passar por uma separação de seus componentes. Essa separação pode ser bastante geral e fornecer as frações do petróleo, que são misturas de substâncias nele presentes e que têm pontos de ebulição relativamente próximos. O processamento do petróleo visando a obtenção de suas frações é realizado em refinarias de petróleo. Após essa separação mais geral, cada uma das frações pode sofrer processos mais elaborados de fracionamento na indústria petroquímica.
Há três diferentes formas de combustão, que ilustramos usando metano (CH4) como combustível.
Combustão completa:
CH4 + 2 O2 -> CO2 + 2 H2O
Combustão incompleta, com formação de monóxido de carbono:
CH4 + 3/2O2 -> CO + 2 H2O
Combustão incompleta, com formação de carbono (fuligem):
CH4 + O2 -> C + 2 H2O
O maior consumo de O2 (comburente) se dá na combustão completa e o menor na incompleta, formando carbono. Os hidrocarbonetos são combustíveis, formando CO2, CO ou C e H2O, conforme o tipo de combustão sofrida. Daí a importância do petróleo