Petróleo
IRMÃ WIENFRIDA
3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 01
PETRÓLEO
CHRISTHIAN L. CERVELIN
MATEUS PEZZI
THALES CARL LAVORATTI
Catanduvas – SC
2014
CHRISTHIAN L. CERVELIN, MATEUS PEZZI E THALES C. LAVORATTI
PETRÓLEO
Projeto de Pesquisa apresentado conforme requerido para a obtenção de nota no terceiro bimestre na disciplina de Química referente à terceira série do curso de Ensino Médio.
Professora Orientadora: Luiza Salvador
Catanduvas – SC
2014
SUMÁRIO
Introdução
No presente trabalho será apresentada uma síntese acerca do petróleo, do seu histórico até sua forma de craqueação, passando por opções de energias renováveis que um dia podem vir a substituir-lo, acaso o mesmo vier a acabar. Desde sua descoberta como fonte de energia em 1850, o petróleo tornou-se o ouro negro. Devido a ele, as indústrias automotivas, extrativistas e petroquímicas estão entre as maiores do século mundo. Foi o percussor de inúmeros conflitos, sobretudo na região do Oriente Médio, onde estão localizadas as maiores jazidas de petróleo. Possibilitou que países com setor industrial voltado a área extrativista pudessem tornar-se pólos mundiais. Um exemplo disso são os Estados Unidos da América, que realiza operações militares constantemente em territórios estrangeiros para possuir o domínio sobre os pontos estratégicos de produção de petróleo.
O petróleo é um elemento que quando refinado dá origem a diversas cadeias de hidrocarbonetos. As cadeias pequenas, de até quatro carbonos, representam os gases. Cadeias médias, de quatro até dez carbonos, constituem a gasolina. Cadeias grandes, de até cinqüenta carbonos, formam os combustíveis leves e os óleos lubrificantes. Cadeias gigantes, com várias centenas de átomos de carbono, representam os asfaltos, os combustíveis pesados e as ceras
Por tratar-se de um elemento ao mesmo tempo muito abundante, pois, conforme estimativas, mais da metade do