Petróleo
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO
PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO E GÁS
GERAÇÃO DE EMULSÃO ÓLEO EM ÁGUA
Aracaju, 2014
Sumário
1. Introdução.......................................................................
2. Revisão da literatura...................................................................
2.1. Conceitos Gerais............................................
3. Objetivos.....
4. Parte Experimental
4.1. Equipamentos e Vidrarias
4.2. Procedimento Experimental
5. Resultados e Discussões
6. Conclusões e Recomendações
7. Referências Bibliográficas
1. Introdução
Quando dois líquidos imiscíveis são colocados em contato existe a tendência para um dos líquidos se torna disperso no outro, formando glóbulos finitos, tendo, assim, uma mistura estável, mas para isso é necessário haver uma força mecânica atuando nessa mistura. Quando essa forma for retirada os líquidos irão se reparar.
As emulsões são instáveis, mas existem algumas substancias que podem agir como emulsificantes, dando uma estabilidade maior à mistura.
Agentes emulsificantes são substancias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética, tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas. Os materiais mais eficientes são os tensoativos, alguns matérias naturais e certos sólidos. Esses materiais formam um filme absorvido ao redor das gotas dispersas e ajudam a prevenir a floculação e a coalescência.
Esta estabilidade depende de três fenômenos: sedimentação ( diferença de densidade entre duas fases e consistem na migração de uma das substancias para o topo da emulsão), floculação ( resultado das condições entre as gotas, que pode levar a coalescência em glóbulos maiores) e quebra de emulsão.
A maior procuração hoje está no descarte de efluente oleosos, devido a legislação ambiental, então os estudos das emulsões óleo em agua estão mais intensificados, buscando sempre as melhores técnicas