Petróleo
Petróleo - Gênese
A formação do petróleo é uma operação complexa e ainda não completamente conhecida. A teoria orgânica hoje considera que os petróleos resultaram da decomposição em ambiente anaeróbico, e sob a ação de microrganismos. São argumentos a favor desta teoria o fato de os petróleos apresentarem sempre vestígios de esteróides, substâncias estreitamente aparentadas com a clorofila, e outras, como o colesterol, a hemoglobina, os hormônios, etc., muito importantes para os seres vivos. Quase todos os depósitos submarinos contêm alguns vestígios de hidrocarbonetos e outras matérias orgânicas.
Os hidrocarbonetos naturais, petróleo e gás, encontram-se, sobretudo nas rochas sedimentares de origem marinha, e a água que os acompanha é salgada. Pensa-se assim que teriam sido originados a partir de algas e pequenos animais marinhos planctônicos.
Exploração do Petróleo
A exploração de depósitos de petróleo com interesse comercial depene da existência de rochas sedimentares no subsolo ou rochas impermeáveis com espaços vazios.
A exploração pressupõe uma investigação de regiões com tais características, o que é feito a partir do estudo do relevo da região, de estudos geológicos da superfície e de processos geofísicos.
A perfuração, em função do tipo de solo, é programada para profundidades que variam de 800 a 5000 m e é feita com o auxílio de brocas de tungstênio ou diamante para rochas muito duras, ou brocas de dentes ou lâminas para rochas menos resistentes.
Quando a perfuração é feita no mar, na chamada plataforma continental, utilizam-se plataformas de aço ou navios-sonda. Essa plataformas atingem 150 m