Petróleo
1.DEFINIÇÕES
Alcanos: os alcanos ou parafinas têm fórmula química geral CnH2n+2, são hidrocarbonetos cujas ligações entre carbonos são realizadas através de ligações simples. São os principais constituintes do petróleo leve, encontrando-se nas frações de menor densidade. Quanto maior o número de átomos de carbono na cadeia, maior será a temperatura de ebulição.
Olefinas: As olefinas ou alcenos tem fórmula química geral CnH2n, são hidrocarbonetos cujas ligações entre carbonos são realizadas através de ligações duplas em cadeias abertas, podendo ser normais ou ramificadas.
Naftênicos: Os naftênicos ou ciclo alcanos tem fórmula química geral CnH2n, são hidrocarbonetos com cadeias fechadas ou cíclicas, podem possuir um ou mais anéis e podem possuir também ramificações. Suas ligações são exclusivamente saturadas (ligações simples).
Hidrocarbonetos Acetilênicos: tem fórmula geral CnH2n-2, são hidrocarbonetos que possuem ligações triplas entre os átomos de carbono.
Hidrocarbonetos Aromáticos: tem fórmula química geral CnH2n, são hidrocarbonetos com cadeias fechadas e sua representação é formada por uma cadeia fechada com um círculo no meio. Possuem ligações simples e duplas entre carbonos. São exemplos desta classe o benzeno, tolueno e Xileno.
Barril de Petróleo: Um barril de petróleo equivale a 159 litros.
2.ASPECTOS GERAIS
O Petróleo, que vem do latim “petrus” (pedra) e “oleum” (óleo), quer dizer ao pé da letra óleo da pedra, é também chamado de óleo cru. Existem várias teorias sobre a formação do petróleo, porém a mais aceita na atualidade é que sua formação iniciou-se há milhões de anos com o soterramento de microrganismos terrestres e marinhos. Enquanto uma jazida de petróleo não é descoberta, ela ainda continua sofrendo as transformações que se iniciaram no passado, por isto cada jazida apresenta propriedades físico-quimicas únicas. Submetidos ao calor, pressão e a decomposição de bactérias em presença de baixo teor