Petróleo
PETRÓLEO, MEIO AMBIENTE E BIOCOMBUSTÍVEIS.
QUÍMICA DO PETRÓLEO
PETRÓLEO, MEIO AMBIENTE E BIOCOMBUSTÍVEIS.
Engenharia de Produção
Química do Petróleo
PETRÓLEO, MEIO AMBIENTE E BIOCOMBUSTÍVEIS
Conceito de Petróleo
O petróleo é um líquido viscoso, insolúvel em água e menos denso do que esta, correspondendo a uma mistura de um grande número de compostos, principalmente hidrocarbonetos.
Importância do Petróleo
É impossível viver hoje em dia sem petróleo. O petróleo é matéria-prima de muitos materiais, como, por exemplo, plásticos para saquinhos, enchimento de colchões, tintas, combustíveis, lubrificantes, solventes etc.
Poluição atmosférica dos solos e da água
O derramamento de petróleo é um tipo de poluição ambiental muito difícil de ser contido, por diversos fatores.
O petróleo é um tipo de combustível fóssil de origem animal e vegetal formado geologicamente há milhões de anos. É uma substância líquida oleosa de coloração escura encontrada em muitos lugares no mundo, que pode ser extraída no continente, em terra firme e também no assoalho oceânico.
A extração do petróleo nos oceanos é feita através de máquinas montadas em plataformas fixas ou móveis, que bombeiam o petróleo para o navio ou oleodutos.
O vazamento de petróleo pode ocorrer em navios petroleiros, nas plataformas de extração e nos oleodutos de distribuição, causando danos enormes ao meio ambiente.
Esse derramamento acontece em razão de falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução e também pela pressão exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo. Em um desastre ambiental desse tipo são lançadas no mar quantidades enormes do produto, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar.
A