Petróleo
Este presente trabalho tem por objetivo analisar o que ocorreu para o inicio do primeiro e segundo Choque do Petróleo, que ocorrerão nos anos 70. Através desta análise foi possível observar que estas crises geraram pânico dentro do cenário econômico mundial, podendo-se também perceber a vulnerabilidade dos países que dependiam apenas do petróleo como única fonte de recurso estratégico. Para tanto foi se necessário um estudo aprofundando dentro da história do petróleo que foi abordado dentro do capitulo 1.
Por meio das pesquisas realizadas para este trabalho, veremos como a quadruplicação dos preços do petróleo, em 1973, exerceu um grande impacto sobre a economia internacional e desencadeou inflação nos países desenvolvidos tanto em função do aumento dos custos da energia, quanto da redução das taxas de juros por parte dos governos a fim de mitigar o impacto deflacionário sobre o crescimento e o emprego.
O trabalho irá abordar também, a importância dessas crises para o inicio de pesquisas para o desenvolvimento de outras fontes de energia, como o etanol, por exemplo, demonstrando que esses acontecimentos não foram apenas prejudiciais à economia mundial, mas também mostraram que o petróleo é uma forma de energia não renovável e que se deve procurar outros meios para substituí-lo.
Para darmos inicio ao estudo sobre os choques, foi necessário um estudo aprofundado dentro da história do petróleo que foi abordado dentro do capitulo 1, desde os indícios da primeira utilização da fonte de energia pela humanidade, passando pelos primeiros poços perfurados no mundo e o primeiro poço do Brasil, a criação de grandes empresas petrolíferas e a criação da OPEP, que veio a controlar a indústria até os dias atuais.
Dentro ainda do capitulo primeiro do trabalho, será analisado as rapidez com que o petróleo tornou-se a principal fonte de energia do mundo, a importância do produto dentro da economia global, a importância do investidor americano John Davison