Petróleo
O petróleo é uma substância natural inflamável, oleosa, menos densa que a água. (MESQUITA,
Enciclopédia
do
Millennium,
2004,
p.759)
Formação
Segundo Mesquita (2004) “O petróleo é composto pela combinação das moléculas de carbono e hidrogênio
(hidrocarbonetos) principalmente por alifáticos, alicíclicos e aromáticos, e encontra-se nas rochas sob a forma de gás liquido, semissólido ou sólido.”
Hidrocarbonetos alifáticos
Os
Alcanos são exemplos de hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, apresentam cadeia aberta com simples ligações apenas.
Ex:
Butano: C4H10
Disponivel em: - acesso em
25/08/2013 – Hidrocarbonetos.
Alicíclicos
Um composto alicíclico é um composto orgânico cíclico que não forma um anel aromático. Eles contêm um ou mais anel de átomos de carbono os quais podem ser tanto saturados quanto insaturados.
Ex:
Disponível em: – acesso em
25/08/2013 - Composto alicíclico.
Ciclopropano.
Aromáticos são os hidrocarbonetos que possuem o anel benzênico. São cíclicos e insaturados, que possuem três duplas ligações alternadas no esqueleto carbônico. são chamados de aromáticos em virtude de possuírem um odor pronunciável. Ex:
Disponível em:
Benzeno
acesso em 25/08/2013 –
Hidrocarbonetos.
Origem
É proveniente de substâncias orgânicas, restos de animais e vegetais, que, depositadas em grandes quantidades no fundo de lagos e mares e sofrendo a ação do calor e da pressão, transformaram-se em óleo e gás.
(MESQUITA,
Enciclopédia do Millennium, 2004, p.760)
Derivados
Além de servir como base para a fabricação da gasolina, principal combustível para automóveis, vários outros produtos, como gás natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, maquiagens, embalagens, tecidos, etc. São derivados do petróleo. (disponível em: - acesso em 25/08/2013 Petróleo.)
Vantagens e desvantagens do petróleo:
Vantagens: Não necessita de muita mão