Petróleo – O que é?
Formação, prospecção, distribuição, composição, destilação e craqueamento.
O petróleo é uma matéria orgânica formada há milhões de anos. Sua origem é a partir de seres vegetais e animais marinhos que foram soterrados por rochas sedimentares. Com a ação do calor, da pressão, dos microorganismos e do tempo, este material orgânico se transformou em petróleo.
O petróleo é liquido, oleoso, denso e de cor escura. Pode ser encontrado no fundo do mar, mas também é encontrado em terra firme. É mais comum encontrarmos petróleo sobre água salgada, por isso a sua origem marinha, e embaixo de uma camada com gases, como o metano (CH4), etano (C2H6), e outros, em alta pressão.
Sua composição química deriva da combinação de átomos de carbono e hidrogênio, sendo assim um material rico em hidrocarbonetos. Substância inflamável que possui uma densidade menor do que a da água. Atualmente o petróleo é a principal fonte de energia do mundo moderno.
O petróleo extraído dos poços é enviado por bombeamento para os depósitos mais próximos. Fica em repouso para decantar a água salgada, a argila e algumas impurezas existentes. Uma das piores impurezas do petróleo é o enxofre (S). Em seguida, é bombeado para tanques de armazenamento e enviado por oleodutos, que são tubulações especiais para o petróleo, para a refinaria.
A refinaria é o local onde acontece a purificação e separação dos componentes do petróleo. Ele é transformado em uma série de derivados através de diversos métodos.
Um dos processos realizados é a destilação fracionada. É realizada em grandes colunas de destilação. Cada fração do petróleo apresenta uma mistura de várias moléculas, que, de acordo com o seu tamanho, vão ocupando a coluna de destilação. As frações mais levem ficam na parte de cima da torre, como por exemplo, os gases metano e etano.
Alguns processos catalíticos buscam a quebra das moléculas de óleo para produção de novas moléculas de gasolina, por exemplo. Esse