Petróleo, Aminoácidos e Proteínas, Hidratos de Carbono, Lípides
Petróleo: Frações, Craqueamento e Octanagem
O petróleo é um líquido viscoso, não solúvel em agua e menos denso, correspondendo a uma mistura de inúmeros compostos. Ele pode ser encontrado em jazidas no subsolo da crosta terrestre de onde é retirado através de perfurações que atingem o poço petrolífero.
Fracionamento do Petróleo O petróleo é uma mistura e compostos que para serem separados usado um processo de destilação fracionada. No séc. XIX a principal fração do petróleo era o querosene em virtude do seu emprego na iluminação de lampiões, já no séc. XX a principal fração é a gasolina devido à descoberta dos motores a explosão.
Temperatura de algumas principais partes do petróleo que se destilam:
Gasolina
6 átomos de carbono até 150ºC
Querosene
10 a 16 átomos de carbono
175ºC – 275ºC
Óleo lubrificante e parafina
Hidrocarbonetos superiores
300ºC - 400ºC
Utilizando as frações obtidas do petróleo, é possível gerar novos produtos tais como: plásticos, isopor, borracha, detergentes, corantes para fotografia, imprensa, tecidos, medicamentos, inseticidas, explosivos, fertilizantes, entre outros, através de reações químicas.
Índice de Octanos
Para que seja possível a medição da qualidade da gasolina, teve a necessidade de se criar uma grandeza que seja capaz disso.
Dentro de um motor a mistura da gasolina com o ar é submetida â compressão quando um pistão atinge o ponto morto, uma faísca que detona essa mistura, o que faz com que aja uma mistura de gases que forma uma pressão dentro da câmara de combustão, fazendo o motor funcionar.
Craqueamento (Cracking)
A maior fração de consumo obtida no fracionamento do petróleo é a gasolina, sendo sua incidência de 10%. Para aumentar o rendimento do petróleo, podemos usar o processo de Cracking do petróleo(quebra), que consiste no aquecimento de 450ºC e 700ºC, e