Petroleo
A história do petróleo inicia-se a meio do século XIX, com o invento da primeira perfuradora de rochas em 1849. Dois anos mais tarde é criada a primeira companhia petrolífera, a Pennsylvania Rock Oil, e ainda na década de 50 é descoberto o método de destilação do petróleo em gasolina e outros derivados e é realizada a primeira perfuração de petróleo em níveis comerciais.
Dez anos passaram e o petróleo foi pela primeira vez exportado para a Europa, para Londres, assistindo-se ao aparecimento do primeiro petroleiro e do primeiro pipeline. A primeira combustão a gasolina só foi no entanto, descoberta em 1870, e a primeira bomba de gasolina inventada quinze anos mais tarde.
O surgimento do petróleo e particularmente da gasolina, foi acompanhado pelo nascer dos primeiros automóveis pela mão de Karl Benz na Alemanha e Henry Ford nos Estados Unidos. O sector energético conhecia uma fase de grande desenvolvimento e, para além do petróleo, a electricidade e o gás natural surgiram e criaram condições para inovações técnicas profundas e que marcaram o mundo até aos dias de hoje.
No início do século XX, o mercado petrolífero começou a crescer. Surgiram as primeiras perfurações no mar e foi descoberto petróleo em grande quantidade nas arábias, um facto determinante na evolução do preço do petróleo e da vida política mundial nas décadas seguintes. Inicialmente no Irão, mais tarde, em 1927, no Iraque, e em 1938 na Arábia Saudita.
Reservas de Petróleo no ano 2000
No final da Segunda Guerra, em 1945, surgem os primeiros sinais da importância geo-estratégica do petróleo, com os países árabes a ameaçarem um embargo petrolífero, se os Estados Unidos ajudarem os zionistas e o futuro estado de Israel, país que nascerá em 1948, com o objectivo de ser a Nação dos Judeus.
Em 1960, é criada a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), formada pelo Irão, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela. Nos finais dessa década, a ameaça passa a