Petroleo
Depois que a torre de perfuração é removida, uma bomba é colocada sobre a cabeça do poço.
No sistema de bombeamento, um motor elétrico aciona uma caixa de engrenagens que movimenta uma alavanca. A alavanca empurra e puxa uma vareta polida para cima e para baixo. A vareta polida é fixada a uma vareta de sucção, a qual é fixada à bomba. Esse sistema força a bomba para cima e para baixo, criando uma sucção que aspira o petróleo através do poço.
Em alguns casos, o petróleo pode ser muito denso para fluir. Então, um segundo poço é cavado no reservatório, onde é injetado vapor sob pressão. O calor do vapor diminui a viscosidade do óleo no reservatório e a pressão ajuda a empurrá-lo para cima no poço. Esse processo é chamado recuperação intensificada de petróleo.
Com o uso de toda essa tecnologia de perfuração de petróleo e os novos métodos em desenvolvimento, a questão permanece: teremos petróleo suficiente para atender a nossas necessidades? As estimativas atuais sugerem que temos petróleo suficiente para cerca de mais 63 a 95 anos, com base nas descobertas atuais e futuras e nas demandas atuais.
Metodos de perfuração
MÉTODO DE PERCURSÃO OU A CABO
Neste método as rochas são golpeadas por uma broca de aço causando o esmagamento ou fraturamento da rocha, periodicamente é necessário fazer a limpeza removendo os detritos, este método não é mais usado.
MÉTODO ROTATIVO
Neste método uma broca fragmenta a rocha comprimida e girada sobre ela, os cascalhos são levados ate a superfície por um fluido, o fluido de perfuração que é bombeado por dentro da coluna e retorna pelo espaço anular entre a coluna e o poço. O peso sobre a broca é aplicado através de tubos pesados (drill collars), colocados logo acima da broca. Há vários meios de se impor rotação à broca: girando toda a coluna de perfuração através da mesa rotativa, girando toda da coluna de perfuração através do top drive ou girando apenas a broca através de um motor de fundo.
BROCAS DE PERFURAÇÃO
O estudo da