petroleo
O petróleo é um recurso natural não renovável, é uma mistura de compostos orgânicos, cujos principais constituintes são os hidrocarbonetos. Os outros constituintes são compostos orgânicos contendo elementos químicos como nitrogênio, enxofre, oxigênio e metais. No estado líquido é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom. Atualmente é a principal fonte de energia do mundo moderno Cerca de 90% do petróleo é utilizado com fins energéticos, seja nas centrais termoelétricas, seja como combustível para os meios de transporte ou fornos industriais. Dos 10% restantes são extraídos os produtos que abastecerão as indústrias – 60% das matérias-primas utilizadas na indústria mundial vêm do petróleo.
Origem A teoria mais aceita sobre a origem do petróleo é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo dos oceanos e mares, assim sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgânicos, está contido na rocha-mãe; a partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis.
Importância Atualmente o petróleo é extremamente importante para nós e não só por que faz mover os automóveis, os navios, os aviões, mas, também, porque ele tem uma infinidade de aplicações e emprego. É difícil determinar alguma coisa que não dependa direta ou indiretamente do petróleo. Petróleo é o componente básico de mais de 6 mil produtos. Gasolina, querosene, gás de cozinha, óleo diesel, solventes, lubrificantes, borrachas, plásticos, tecidos sintéticos e até tintas. É responsável por 35% da energia