Petroleo
2. Os revestimentos possuem muitas similaridades porém, a forma como são instalados e as cabeças de poço a serem utilizadas irão variar com e tipo de sonda e o tipo de solo. O método do revestimento condutor do poço pode ser de 3 tipos:
1. Perfuração + cimentação;
2. Jateamento;
3. Cravamento.
3. As plataformas fixas e as jack up apresentam um sistema de cabeça de poço composto pela cabeça do poço submarina posicionada no muldline e por um cabeçal de superfície localizado na própria sonda de perfuração, o qual recebe o BOP.
1. A cabeça do poço submarina permite ancorar os revestimentos após sua cimentação, abandonar o poço e retornar a ele quando necessário.
2. Mesmo com revestimentos ancorados no fundo do mar, há a necessidade de um cabeçal de superfície, que além da função de vedação secundaria, é responsável pela sustentação do peso dos revestimentos que se encontram acima do fundo do mar.
4. Em plataformas flutuantes o sistema de cabeça do poço fica posicionado no muldline e o BOP é colocado logo acima. Desta forma, o peso da ancoragem dos revestimentos intermediários e de produção são suportados pelo condutor e pelo revestimento de superfície, que descarregam parte desse peso sobre as bases que trabalham como fundação submarina para o poço.
5. A cabeça do poço é composta pelos seguintes itens: alojador de baixa pressão, alojador de alta pressão, suspensores de revestimento (hanger) e elementos de vedação.
6. Revestimento condutor é descido juntamente com o alojador de baixa pressão, que tem a função de sustentar o revestimento condutor e servir de sede para o assentamento do alojador de alta pressão.
7. Soldado em cima do revestimento de superfície desce o alojador de alta pressão.
8. O alojador de alta pressão é composto internamente por sedes