petroleo
Petróleo, que em latim significa pedra de óleo, uma das maiores riquezas já existentes.
O petróleo é um combustível fóssil, líquido escuro, numa tonalidade que vai do preto ao âmbar, constituído principalmente de hidrocarbonetos (uma massa homogênea viscosa). Originou-se a partir de restos de vegetação e animais aquáticos que se acumularam no fundo de lagos e oceanos, e depois foram soterrados por sedimentos (matéria rochosa resultante da erosão), devido aos abalos sísmicos na crosta terrestre, a transformação se dá ao longo de muitos anos, com a pressão e o calor, a decomposição dessas matérias, dá origem aos hidrocarbonetos. O petróleo é uma mistura insolúvel em água, e menos densa que a água, suas características como cheiro e cor podem variar de acordo com a área em que for encontrado.
As condições apropriadas para a formação do petróleo são:
Matéria orgânica adequada, tais como restos de vegetação e animais marinhos decompostos;
Matéria preservada da ação de bactérias aeróbicas;
A matéria orgânica não pode sofrer movimentos por longos períodos;
A matéria orgânica em decomposição deve sofrer ação de temperatura e pressão por longos períodos;
Rochas sedimentares
Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo conter ate mesmo restos de vegetais e animais decompostos, por exemplo, fragmentos de conchas, peixes e animais marinhos mortos, recifes de corais, ossos etc.
Dividem-se em dois tipos de rochas:
Rochas matriz ou geradoras, que são formadas através das modificações geológicas, essas rochas com o passar do tempo vão ganhando temperatura e pressão apropriadas para a formação e a transformação de minerais e fosseis, são elas que formam a substancia inicial que dará origem ao óleo cru (petróleo).
Rochas reservatório, são as rochas que acondicionam o petróleo depois de formado, resultante da decomposição de matéria orgânica e condições