petrobras
NO AR:
-Atividade poluente: Refino de petróleo cru, resultando na liberação de gases nocivos para atmosfera e poluição sonora.
-Controle e redução de poluentes: feitos através de tal processos;
Clausura ou isolamento dos equipamentos que causam o problema.
A fim de se evitar polução sonora.
Controle por Diluição na Atmosfera Através de Dispersão
Dispersar gases nocivos para maiores altitudes, tornando a qualidade do ar na baixa atmosfera melhor. Percebam que essa medida é contraditória por não evitar, nem remediar a poluição, e sim, maquiá-la.
Absorção de Gases(óxidos de enxofre, de vapores de ácido sulfúrico, de gás sulfídrico)
O gás tóxico reage com um absorvente líquido, e o produto resultante deste processo, é um agente menos tóxico ao meio ambiente
Combustão
Resíduos orgânicos(como metano) também são gerados, e a partir da combustão desses elementos pode-se obter CO2 e água, que são menos agressivos.
Filtros
Usados para reter partículas minúsculas, geralmente, menos que 5 µm.
Coletores Úmidos
Usados para a coleta partículas quentes, essas partículas recebem jatos de água. Resulta na mistura entre água e as partículas que são deixadas em um tanque para a decantação e separação das partículas já resfriadas.
NO SOLO: Visando reduzir a poluição do solo a Petrobras toma um cuidado diferenciado já antes da produção dos resíduos, tentando sempre aproveitar o máximo dos materiais utilizados. Depois da produção a empresa realiza um controle rigoroso da destinação dos resíduos através da separação dos materiais a serem descartados pelas unidades de produção
Alguns resíduos produzidos:
A borra produzida nas plataformas da Bacia de Campos, por exemplo, segue para as unidades de tratamento de resíduos oleosos e é utilizada em fornos de cimento.
A sucata é leiloada e reutilizada pela indústria siderúrgica.
Quase 100% dos resíduos de óleo lubrificante usado são aproveitados novamente, ao serem