Peter Drucker
Peter Drucker é um dos mais importantes autores nos assuntos de management. É considerado o fundador da gerência moderna. A teoria das organizações, um importante campo da teoria da administração, necessita uma mirada antropológica e um estudo detalhado das ações humanas; por tanto, neste artigo sug ere-se abordar o estudo dos princípios e valores das ações humanas dos empresários nas exposições de Peter Drucker. Para lograr este propósito, resume-se o seu enfoque de desenvolvimento do capitalismo. Além disso, revisam-se os supostos de ética identificados por Drucker, a fim de elaborar uma axiologia da ação humana deste agente. Também se desenvolve uma minuciosa análise da interiorização, a ação empresarial e suas consequências e efeitos, a fim de identificar os princípios e valores que empuxem este comportamento especializado.
Há muito tempo, Peter Drucker, o pai de consultoria de negócios, fez uma observação muito profunda que se perdeu nas areias do tempo:
“Porque o objetivo da empresa é criar um cliente, a empresa possui duas e apenas duas funções básicas: marketing e inovação. Marketing e inovação produzem resultados, todo o resto são custos. Marketing é a única a função, distinta do negócio. ”
Hoje, quando a alta gerência é pesquisada, as suas prioridades pela ordem são: finanças, vendas, produção, gestão, legal e as pessoas. Faltando na lista: marketing e inovação. Quando se considera o problema que muitos de nossos ícones têm enfrentado nos últimos anos, não é fácil de supor que os conselhos de Drucker teriam talvez ajudado