peter drucker
O austríaco Peter Drucker (naturalizado norte-americano) foi o maior guru deadministração do século XX. Nasceu em 1909 e faleceu em 2005. Foi autor de mais de vinte livros, e como consultor e professor da New York University, teve influência decisiva nos destinos da administração mundial, através de idéias modernas, arrojadas e sempre inovadoras. Entre as décadas de 70 e 80, Drucker fez diversas observações sobre oempreendedorismo com o surgimento do que ele chama de “economia de empreendimentos”.
Segundo ele, a inovação é a “ferramenta própria dos empreendedores” é por meio dela que eles transformam idéias inovadoras em ações lucrativas uma vez que o empreendedor vê nas mudanças as oportunidades de negócios com cuidado para que a inovação seja uma necessidade presente e não uma possibilidade futura. Em 1970 Drucker introduziu o conceito de risco, “Uma pessoa empreendedoraprecisa arriscar-se em algum negócio!“, empreendedores de sucesso buscam asoportunidades das mesmas fontes. São essas fontes que Peter Drucker listou e enumerou em seu livro ” Inovação e Espírito Empreendedor”.
As sete fontes de novas oportunidades estão:
No inesperado
Na incongruência
Na necessidade de processo
Na mudança de estrutura da indústria
Em mudanças demográficas
Nas mudanças na percepção
No Conhecimento novo
– O Inesperado O empreendedor pode conseguir sucesso ou até mesmo fracasso inesperadamente, mas para o sucesso ele deve estar acompanhando o que o cenário geral está lhe informando. Alguns conseguem aparentemente encontrar umaoportunidade de negócio milagrosa, que cresce da noite para o dia. Mas se olhar de perto, perceberá que este empreendedor conseguiu encontrar uma oportunidade de negócio genuína e não a deixou escapar.
– A Incongruência O empreendedor deve analisar se o que ele vê de valor em seu produto é a mesmo que seu cliente vê. Não é raro o empreendedor estar apaixonado cegamente por seu produto distorcendo e