qualidade
Adalberto Panzan
Os resultados da enquete InfoGística, realizada pela Associação Brasileira de
Logística durante o mês de abril demonstram a importância da comunicação no dia a dia dos profissionais do setor. Por tratar-se de uma atividade onde predomina a necessidade de relacionamento entre diversas áreas dentro das empresas e, principalmente, entre os níveis gerenciais e os operacionais, a
ASLOG escolheu o tema “Comunicação” para sua mais recente enquete publicada em seu website ( www.aslog.org.br ). Ao longo do mês de abril, 426 pessoas escolheram qual segmento da comunicação representa a melhor oportunidade de desenvolvimento para os líderes em logística, com opções de resposta como aparência pessoal, comunicação em público, comunicação escrita, comunicação técnica e comunicação verbal.
Especialistas em comunicação defendem a correta utilização da linguagem e das imagens como fundamentais para a correta compreensão das mensagens que são trocadas entre as pessoas em sua rotina pessoal e profissional. Na era da comunicação dita virtual, onde emails e mensagens de texto são formatados sem o devido cuidado, impera a imprecisão do conteúdo trocado entre os emissores e os receptores das mensagens. É bem verdade que, no processo de comunicação, é fundamental a compreensão da maior importância do receptor em relação ao emissor. Em outras palavras, uma orientação depende muito mais da maneira como quem a recebe a compreende do que do modo como quem orienta se expressa.
No nosso cotidiano, somos tentados a preferir ordens verbais a outras formas de comunicação mais apropriadas e eficientes, como a própria enquete demonstrou, já que 38% dos respondentes elegeram a comunicação verbal como a melhor oportunidade de desenvolvimento para os líderes em logística.
Ainda que a comunicação técnica tenha sido destacada em segundo lugar de importância, com 26% das